Fique por
DENTRO
A logística vive em movimento. Saiba tudo sobre a era da Indústria 4.0.

Estamos vivenciando a quarta revolução industrial. Mas antes de contar um pouco mais sobre ela, vamos relembrar as três primeiras para mostrar como a indústria evoluiu com o passar do tempo. A primeira revolução industrial surgiu no século XVIII com o aprimoramento das máquinas a vapor; a segunda revolução industrial veio no século seguinte com a utilização do aço, da energia elétrica, motores elétricos e dos combustíveis derivados do petróleo. Mais um século adiante e chegamos a terceira revolução industrial com o avanço tecnológico, sistemas computadorizados e robôs nas linhas de produção. E cá estamos nós em mais uma revolução, que, por curiosidade, vem acontecendo um século depois.
A Indústria 4.0 engloba as principais inovações tecnológicas de automação, controle e tecnologia da informação para produzir com mais eficiência, autonomia, segurança e personalização.
As fábricas estão se tornando mais inteligentes com sistemas cyber-físicos e os processos de manufatura descentralizados. Alguns pilares dão a sustentação para mais este movimento histórico na indústria:
 

Inteligência artificial

Garante que as máquinas aprendam de fato a executar uma tarefa e não que sejam meramente programadas para fazer aquilo. Na logística, por exemplo, o próprio sistema pode recomendar rotas baseando-se em preferências anteriores. A armazenagem também pode ser controlada e padronizada com a Internet das Coisas (IoT), que conecta objetos do mundo real com o virtual, fazendo com que possamos estar em constante comunicação e interação, seja com outras pessoas ou objetos.

 

Big Data Analytics

Um grande volume de informação é armazenado, mas o que fazer com elas?
O Big Data Analytics vai ajudar as indústrias a encontrar maneiras de correlacionar as informações vindas de diversas fontes, dando mais propriedade na tomada de decisões, como se há ou não a necessidade de comprar um veículo para transporte de mercadoria e ter mais inteligência de mercado.

Aplicativos e sistemas

Sistemas, softwares de gestão e aplicativos oferecem recursos completos e cheios de funcionalidades, como informações sobre estoque, compras, vendas e entregas, dando visões gerais e específicas sobre cada etapa da cadeia de produção. Tudo de maneira simples e, muitas vezes, na palma das mãos.

Computação na nuvem

A Computação na Nuvem é o armazenamento de informações em um servidor remoto, chamado de nuvem. Com ela, você pode acessar os dados a qualquer momento, em qualquer dispositivo, de onde estiver, basta ter acesso à internet.

Logística integrada

Enfim a tão sonhada logística integrada se torna possível de ser realizada. Agora é possível estabelecer um setor com dados que se transportam corretamente entre a equipe de compras, estoque, transporte e vendas.

Com tanta tecnologia a favor dos processos, a transformação digital na logística vai acelerar os processos, tornando-os mais instantâneos; vai proporcionar mais segurança, sendo que a única preocupação será com a proteção tecnológica; simplificará a gestão logística, encurtando caminhos; abrirá caminhos para a concorrência com a abertura de oportunidades para novos modelos de negócios; e, por consequência, fará surgir mudanças no perfil dos profissionais, que deverão se atualizar constantemente para atuar nessa transformação ou até, quem sabe, fazer parte dela diretamente com pesquisas e desenvolvimentos de novas tecnologias.

5 vantagens da Industria 4.0 para sua empresa:
- Garantia de eficiência
- Redução dos custos
- Aumento da produtividade
- Maior controle dos processos
- Tomada de decisões rápidas e assertivas

Sua empresa já está preparada para esta nova realidade?
Faça um planejamento, integre os processos, controle cada etapa, encontre fornecedores confiáveis para implantar as novas tecnologias e fique sempre ligado nas novidades e tendências. A tecnologia tem o papel de facilitar e muito o cotidiano dos negócios.