Fique por
DENTRO
Embarcadores e transportadores Qual a diferença?



O embarcador é o cliente dono da carga, tanto quem produz e está vendendo, quanto o comprador. É o responsável pela mercadoria, decidindo a melhor forma de deslocar a carga entre os locais de partida e destino. Ele precisa escolher o meio de transporte ideal e acompanhar seus trajetos, também tratando da contratação do seguro de carga.

Já o transportador (mais conhecido como motorista) é o que carrega os produtos de um local a outro e precisa controlar mais departamentos da empresa, como o operacional e o comercial, além de ficar encarregado da emissão de documentos importantes, como o CT-e.
 

E no processo de transporte da carga, há etapas que diferenciam ainda mais as duas funções. Vamos abordar cada uma:

Na hora da coleta da carga, por exemplo, os veículos realizam a retirada da carga do embarcador (que dispõe do produto).
Na emissão de documentos, deve acontecer, obviamente, a emissão de alguns documentos fiscais, entre eles, o CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico), a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) e, em alguns casos, o MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais), feitos pela transportadora (Fretador App).

 

Agora que você já sabe qual a diferença entre embarcador e transportador, conheça o Fretador. Uma transportadora digital que vai otimizar os processos e agilizar suas entregas.